top of page

Carta para o pai do meu filho...

Atualizado: 8 de set. de 2024




Você é o pai do meu filho, por isso gostaria que você soubesse algumas coisas. Gostaria que você soubesse o que eu espero de você como pai...


Somos sócios. Somos sócios proprietários da empresa Filhos S/A. Cada um tem 50% de participação. Espero que possamos dividir tudo de maneira igualitária.


Você não é rede de apoio. Rede de apoio é aquela pessoa que, sem obrigação, se dispõe a ajudar. Mas precisamos que você esteja integralmente conosco. Em todas as tarefas e momentos.


Espero que você sempre disponha de tempo para nós. Que a sua família seja prioridade acima de tudo. Acima do futebol. Acima da resenha com os amigos. 


Tenha paciência comigo. O puerpério emocional pode durar cerca 2 anos e ser difícil. Vou precisar elaborar muitos lutos diante dessa nova função. Provavelmente vou chorar, questionar se fiz a escolha certa, meu humor vai oscilar e eu espero que você esteja ali me ajudando a não surtar.


Espero que você me proteja. Nos momentos de fragilidade, que serão muitos, eu espero que você me proteja. Me blinde, o máximo possível, dos pitacos, das intromissões, das maldades de fora. Elas podem acabar com a autoestima de uma mãe.


Minha libido é diretamente proporcional a minha admiração por você. Pelo quanto eu me sinto acompanhada, olhada e cuidada nesse processo.


Sua ausência faz eu me sentir muito vulnerável. Quanto mais longe de mim, mais cansada, sobrecarregada e incompreendida me sinto. É como estar em uma carverna fria e escura todos os dias, só ouvindo o eco da minha própria voz pedindo ajuda, mas sem resposta.


Amamente e acorde junto comigo! Apesar de amamentar ser uma tarefa feminina, esteja ao meu lado. Não me deixe dormir com o bebê nos braços. O coloque para arrotar e para dormir. Não me faça sentir a dor da solidão em madrugadas que não terminam nunca!


Eu quero muito que você construa o caminho da sua paternidade. Tenha liberdade para inventar a melhor maneira de cuidar do seu filho. Construa memórias, se entregue aos momentos.


Precisamos de você. Nada é o mesmo sem a sua participação e você vai descobrir que a paternidade tem algo incrível: quanto mais você doar, mais você irá receber em amor e momentos incríveis.


Não deixe essa oportunidade passar!


---------------------------------------------


Ana Clara Vidal - Psicanalista

Para informações sobre atendimentos individuais e grupos terapêuticos maternos, clique no botão abaixo:




Comments


bottom of page